O exame ANPEC não é perfeito. Tem questão mal formulada, gabarito errado, sistema que dá erro no meio da prova… sim, tem um monte de coisa que pode ser melhorada. Mas tem uma coisa nesse exame que eu admiro muito e que deveria ser copiado por todas as instituições de pós graduação do Brasil. Coisa simples:
Ele é MERITOCRÁTICO!
Deixa eu explicar melhor. Não importa quem você é, onde estudou, se é rico ou pobre, se tem “padrinho” ou não. Se seu desempenho no exame for bom, você entra no mestrado que quiser. Só depende de você, do seu esforço, do seu mérito.
Único pré-requisito é que tenha nível superior reconhecido pelo MEC.
Eu, engenheira pela POLI-USP, precisei dar uma guinada na minha vida profissional numa época em que o mercado para engenheiros em Brasília estava ruim. Bati em algumas portas, tentei até entrar no mestrado em Engenharia da UnB mas não fui aceita apesar da minha robusta formação de politécnica pois não tinha o perfil que os interessava. Eles queriam alunos que já estivessem empregados (…vai entender…)
Foi uma época difícil da minha vida, eu queria e precisava trabalhar e meu diploma de Engenheira da POLI-USP, meu histórico de bons trabalhos em São Paulo, não estavam me ajudando em Brasília. E foi nesse momento conturbado que, meu marido na época, falou:
“Faça mestrado em Economia, para entrar é só fazer o exame, se você for bem, você entra. Só depende de você. Simples assim.”
E foi o que fiz, estudei bastante, coisa que já tinha feito muito na vida, e entrei no mestrado em economia da UnB sem saber se a vida acadêmica me interessaria. Confesso que fiz a ANPEC por necessidade, por sobrevivência. Meu super diploma de engenheira da POLI não abriu portas e eu precisava entrar em um novo campo de trabalho.
Foi fácil? Não foi não, tive que aprender muita coisa do zero em pouco tempo. Eu tinha aquela montanha de livros do edital! Era uma montanha mesmo! Eu me isolei, dei um mergulho abissal nos estudos, tipo “morri”- “esqueçam que eu existo”……fiz o exame e ainda peguei uma ótima posição e entrei no mestrado em economia da UnB, justamente o que eu queria.
Adorei a experiência e, com ela, muitas portas se abriram.
Depois, olhando pra trás e preparando centenas de alunos para o Exame ANPEC, ví muitos alunos em situação parecida com a minha: por diferentes motivos eles precisaram mudar de área ou melhorar sua formação. Alunos que não tinham “padrinhos” na economia e nem “formação de respeito” conseguiram entrar no mestrado pelo esforço, pela disciplina e dedicação e hoje estão super bem profissionalmente, mudaram suas vidas para sempre!
Saber que seus alunos não serão injustiçados na seleção a que se preparam, que apenas o mérito importa, é um grande conforto e privilégio.
Queria que todas as pós-graduações fossem assim. Pronto falei!
Se está pensando em fazer mestrado em economia, dê uma olhada em nosso curso preparatório clicando no link abaixo:
http://cursoanpec.com.br/
Dia 31 começa o curso interativo para a ANPEC. Ah… se isso existisse na minha época!
Adicionar comentário