Olá , aqui é o Daniel Menon, e hoje vou contar o que aprendi sobre o sistema de prova online que o Exame ANPEC utilizará na sua prova online em outubro. Antes de começar quero lembrá-los que hoje (06/08/2020) às 23:59h acaba a promoção que transforma o valor gasto nas matrículas nos cursos anpec em desconto no mesmo curso para o exame do ano que vem.

Clique no link abaixo para matricular nos cursos online para a ANPEC:

https://www.ceciliamenon.com.br/loja/categoria/cursos-anpec/

O que relato abaixo aconteceu comigo no vestibular da FGV em 26 de julho/2020 e não significa que acontecerá com você também no exame online da ANPEC. Tudo pode mudar na sua vez de fazer o exame online da ANPEC. Use as informações abaixo apenas para matar sua curiosidade, dúvidas devem ser tiradas diretamente com a ANPEC no e-mail exame@anpec.org.br . Não me responsabilizo pelo mal uso das informações abaixo.

Pra quem não me conhece sou filho da Cecília Menon e cuido da parte online do curso. Sou oceanógrafo, mestre em modelagem computacional, fiz o curso de doutorado em oceanografia física e já passei muito tempo no mar como navegador sísmico. Portanto, fiz o vestibular online da FGV como treineiro apenas para testar a plataforma que será utilizada no Exame ANPEC e poder contar prá vocês como funciona, sem correr qualquer risco de prejudicar outros ou tirar a vaga de alguém. 

Para realizar o exame online no sistema da FGV você terá que realizar algumas tarefas antes do dia da prova. Acho isso bem importante pois se deixar para arrumar tudo no dia da prova é bem provável que você prejudique seu desempenho.

Ao longo de quase 1 mês tive que realizar as tarefas que respeitam a timeline da figura abaixo:

No meu caso, utilizei um Mac para realizar a prova e tive que instalar um plugin antes do exame. Creio que ele faz parte do sistema de captura de tela, webcam e microfone. 

No dia do check-in, tive a oportunidade de fazer um pequeno simulado dentro da plataforma. Foi muito útil para me ambientar com a interface e fazer alguns testes, no entanto não havia ninguém monitorando minha tela nem webcam e isso me deu a falsa sensação de que poderia fazer tudo o que quisesse: ler um livro, sair da frente da webcam, consultar outros sites, usar o celular… fiz tudo isso sem receber nenhum aviso. (Mas não se exalte, no dia do vestibular a coisa foi bem diferente, veja abaixo).

No dia do vestibular eu fiz uma série de teste e tomei muitas broncas.

O link para sua prova vem por e-mail. É através desse e-mail que, caso você caia da prova, você tem o link para voltar pra ela. 

Depois de autorizar que o sistema de prova utilize sua webcam, seu microfone e capture sua tela, o vestibular começa pedindo para tirar uma foto de seu rosto sem acessórios como boné, gorros… e de seu documento com foto. Eu tentei enganar o sistema tirando fotos onde eu não aparecia muito bem (luz forte no fundo), olhando pra baixo… e o sistema não aceitou. Só consegui passar para a próxima etapa com fotos decentes de meu rosto e de minha CNH.

Dentro do exame você pode navegar entre as diferentes questões e decidir qual resolverá primeiro.

Depois de iniciado o exame fiz vários testes que relato abaixo:

 1- Cortes pequenos de conexão com a internet: desliguei e liguei o wifi do laptop diversas vezes e isso não afetou em nada o andamento do exame. O exame continua funcionando normalmente mesmo com pequenas quedas na internet.

 2- Desligando o computador no meio da prova: desliguei o computador no meio da prova com o intuito de simular uma queda de luz. Após reiniciar o computador precisei entrar no e-mail e clicar no link que levava pra prova. Fiz todo o procedimento de foto para depois entrar no exame. Gastei uns 5 minutos e pra minha surpresa o exame manteve o temporizador no instante em que desliguei o computador, ou seja, não perdi tempo de prova. Ele manteve também todas as respostas feitas antes da queda. Mas notei algo que relato no próximo ítem.

 3- Respostas mudaram de lugar quando reconectei. As opções de resposta mudaram de lugar. O que era ítem 1 virou ítem 4, por exemplo. Cada prova deve ter distribuição diferente de respostas. 

 4 – Não dá para ter mais de um monitor. Esse teste eu fiz no simulado e não no vestibular. Durante o simulado, eu tentei conectar mais um monitor no meu laptop, no instante que fiz isso fui desconectado na hora. Depois consegui voltar pro simulado seguindo o link do e-mail, mas a ideia de ter outro monitor pra “dar uma navegadinha” ,enquanto faria a prova, não rolou.

 5- Sair da frente do computador: só nos intervalos entre as provas. Se sair da frente no computador aparecerá uma mensagem dizendo que você saiu da frente da câmera e isso será registrado e enviado aos responsáveis pelo exame. 

 6- Conversar com outras pessoas durante o exame: acontece o mesmo que no caso passado, você recebe uma mensagem avisando que não pode e que isso foi resgistrado.

 7 – Usar o celular durante a prova:  eu tentei usar discretamente o celular e simular que estava tirando uma foto da tela. Mais uma vez tomei outra bronca igual nos casos anteriores.

 8 – Olhar pro teto, pro lado, pra baixo…: não aconteceu nada, não tomei bronca

 9 – Cola na bancada: logo no início eles avisam que podem pedir para você mostrar sua bancada e anotações pra webcam. Eu tomei bronca por estar escrevendo durante a prova de inglês, falaram que não era permitido anotações durante essa prova mas não pediram para ver a anotação e nem a bancada. 

Enfim, tomei muita bronca e tive tudo registrado. Mas resumindo o que vale mesmo é o seguinte:

  • O sistema é mesmo robusto e justo em relação a quedas de conexão.
  • Você é constantemente vigiado pela webcam, captura de tela e pelo microfone. 

Minha opinião, gostei do sistema e acho que foi uma boa experiência de prova. Acho que a grande preocupação com esse novo formato era a possibilidade de cola e sim, é possível colar, mas é possível ser pego também, como em qualquer prova. A diferença maior é que fica tudo gravado (tela, webcam e microfone).

Este relato resolveu um pouco das suas dúvidas? Se tiver qualquer pergunta me escreva que tento responder.

Um abraço e bons estudos,

Daniel Menon

P.S. 1 : Não perca a oportunidade de se matricular agora nos cursos ANPEC e ter o desconto equivalente ao gasto hoje na próxima turma do mesmo curso. Clique no link abaixo para mais detalhes dos cursos:

https://www.ceciliamenon.com.br/loja/categoria/cursos-anpec/

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *