Quer ter mais motivação para estudar? Existe uma equação para isso.

O livro Equação da Procrastinação de Piers Steel mostra que a motivação pode ser representada pela equação:

Motivação = (Expectativa x Valor) / (Impulsividade x Atraso)

 

Onde:

Expectativa é o tanto que você confia na sua habilidade de concluir a tarefa

Valor é o quão importante é a atividade em questão prá você.

Impulsividade é sua tendência de agir por impulso, sem pensar no futuro, focando no resultado instantâneo

E atraso, é atraso! É o quão distante está do tempo ideal de entrega ou conclusão da tarefa.

Vamos armar essa equação da Motivação pensando em “MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR PARA ANPEC” 

Observe que a equação é uma fração, logo, se aumentarmos o numerador, aumentaremos a motivação. Então, para ter mais motivação precisamos aumentar sua expectativa e o valor de estudar para a ANPEC 

O primeiro elemento, a expectativa, é acreditar na sua capacidade de estudar durante 8 meses e ir bem no exame. 

Tem aluno que já está quase pronto, que acabou de se formar numa graduação top e pode se dedicar integralmente ao estudo para a ANPEC. Para estes, é fácil encontrar uma alta expectativa. Eles confiam que darão conta da tarefa.

O problema da baixa expectativa está no aluno que precisa aprender novos conceitos, aquele aluno que não fez economia, ou aquele que fez economia mas não se sente seguro com sua bagagem de conhecimentos, ou aquele que se formou há muito tempo e que se sente enferrujado ou aquele que acha que não tem tempo para estudar. Para todos esses, digo com propriedade: 

É sim possível ir bem no exame ANPEC. Basta se dedicar e acreditar no curso. Temos 21 anos de resultados fantásticos e melhor do que falar, recomendo que assistam, em nosso site,  www.ceciliamenon.com.br/aprovados aos depoimentos desses alunos vencedores. Muitos foram os alunos que não eram economistas e foram bem no Exame. Muitos foram os que estavam enferrujados, trabalhavam, tinham filhos… Procure, por exemplo, o depoimento do Alexandre Damo, se formou em Relações Internacionais em 2009, trabalhava durante o dia e estudava à noite, ele ficou na classificação em 77º.
Thiago Leitão, trabalhava, tinha 1 filho, nasceu o segundo em plena pandemia… 

E muitos outros exemplos de pessoas com imensos desafios e que conseguiram. Você também conseguirá. Tenha fé que sua dedicação em nosso curso te dará um bom resultado. 

Agora vamos falar do valor em se ter um título de mestre em sua vida. Na nossa lista de aprovados existem muitos nomes conhecidos no meio acadêmico e no mundo profissional em geral. O mestrado em economia mudou a vida deles prá melhor. Foi super importante para eles e será para você também. Tente visualizar o valor que um bom mestrado terá em sua vida e compare com a situação atual. Como é essa diferença?

Eu digo que o mestrado em economia abre uma avenida de oportunidades em nossa vida, abriu na minha e certamente abrirá na sua. Esta empreitada tem um significado muito maior do que apenas ir bem na prova, é mudar a sua vida e a dos que vêm depois de você, filhos, netos, prá melhor. Para quase todos da lista de aprovados (são 368 pessoas!) o mestrado em economia foi de um valor altíssimo para eles.

Agora precisamos diminuir o denominador da fração para aumentar sua motivação.

A primeira delas é a impulsividade. É a necessidade de fazer coisas com prazeres instantâneos, especialmente nesses tempos de pandemia onde a ansiedade tem sido grande e o uso de redes sociais tem sido maior ainda. 

Quando for estudar para a ANPEC, entre em modo avião. Isole-se, não deixe que interrupções ocorram.

O que funciona para mim é ter um local de estudo isolado e silencioso, sem elementos que me distraiam, sem celular  e com hora marcada prá entrar em redes sociais. Não deixem que notificações pouco importantes te tirem a concentração.

Também temos que diminuir a procrastinação e atrasos nos estudos. Nada é mais desanimador do que se atrasar demais e acumular uma montanha de matérias prá estudar. O segredo aqui é criar vários mini objetivos de finalização de tópicos de estudo, com deadlines ao longo dos 8 meses de preparação. É mais fácil controlar o ritmo tendo vários “pontos de controle” ao longo do ano. Cumprir esses objetivos menores serão como várias pequenas vitórias. E essas vitórias te ajudarão na expectativa e motivação.

Você consegue montar uma equação de motivação para sua preparação para a ANPEC? Lembre-se, cada um tem uma equação própria de motivação. 

Organize-se bem. agarre nosso curso com as duas mãos, seja disciplinado nos estudos e a vitória virá!

Bons estudos prá você!

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *